• Olho do Guará
  • Posts
  • Glossier: Uma das Primeiras Marcas Digitais Unicórnio

Glossier: Uma das Primeiras Marcas Digitais Unicórnio

Os primórdios da febre de marcas DNVB

Glossier é uma marca de beleza americana avaliada em mais de 1 bilhão de dólares. Com um modelo de negócio DTC, ela é uma das primeiras marcas digitais que conquistaram o título de unicórnio. 

  • De férias com a família.

A fundadora da Glossier, Emily Weiss, iniciou sua jornada quando tinha 25 anos e trabalhava na renomada revista Vogue. Durante suas férias, Emily teve uma ideia que se tornaria seu maior investimento: começar um blog.

Em 2010, enquanto estava na praia com sua família, Emily lançou o blog "Into the Gloss". Para isso, ela comprou uma câmera usada e o domínio do site por 750 dólares.

  • Entrevistas de autocuidado

Emily percebeu que os blogs estavam ganhando força na época, mas ainda não havia ninguém que cobrisse a área de cuidados com a pele. Ela sentia que faltava curadoria e contexto em relação a alguns produtos.

Weiss aproveitou sua influência na Vogue para conseguir entrevistas com algumas modelos. Aos domingos, ela ia até as casas delas e perguntava sobre suas rotinas de autocuidado. Entre as entrevistadas, estavam Kim Kardashian, Karlie Kloss, Jen Atkin, entre outras.

A dona do blog dedicava seus finais de semana e horas após o expediente para abastecer o blog com várias informações, dicas e fotos. Com o tempo, o blog começou a formar uma grande comunidade.

No início de 2011, o blog já contava com mais de 200.000 visitantes únicos mensais. Com o crescimento constante, em 2014, Emily decidiu fundar sua própria marca de beleza, chamada "Glossier", cujo diferencial sempre foi colocar a comunidade de leitores do blog à frente.

  • Comunicação Bidirecional;

Ela desenvolve novas fórmulas e produtos em parceria com os feedbacks e dicas de sua comunidade, valorizando as necessidades de seus consumidores. É ainda no "Into The Gloss" que surgem reviews exclusivos dos lançamentos e perguntas como: "O que vocês querem em um protetor solar?", que resultou em um produto que não é pegajoso e nem deixa a pele esbranquiçada.

Em 2015, a Glossier abriu um canal no Slack com 100 de seus principais clientes. A cada semana, eles trocam mais de 1.100 mensagens com esses clientes. Isso permite que a marca aproveite seu ciclo de retornos para fins de pesquisa e desenvolvimento. Na verdade, a Glossier desenvolveu o Milky Jelly Cleanser em completa colaboração com seus clientes.

Manter a autenticidade e a conexão com a comunidade enquanto expandia a produção e a distribuição exigiu uma gestão cuidadosa e uma atenção constante aos detalhes. Em janeiro de 2017, Emily Weiss escreveu em uma atualização no "Into the Gloss" que eles haviam vendido mais de um milhão de produtos Glossier. 

  • Manter a autenticidade;

Atualmente, a marca continua com uma comunidade muito grande, fazendo uso do UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário). Porém, isso é história para outra hora.