- Olho do Guará
- Posts
- Glossier: Uma das Primeiras Marcas Digitais Unicórnio
Glossier: Uma das Primeiras Marcas Digitais Unicórnio
Os primórdios da febre de marcas DNVB
Glossier é uma marca de beleza americana avaliada em mais de 1 bilhão de dólares. Com um modelo de negócio DTC, ela é uma das primeiras marcas digitais que conquistaram o título de unicórnio.
De férias com a família.
A fundadora da Glossier, Emily Weiss, iniciou sua jornada quando tinha 25 anos e trabalhava na renomada revista Vogue. Durante suas férias, Emily teve uma ideia que se tornaria seu maior investimento: começar um blog.
Em 2010, enquanto estava na praia com sua família, Emily lançou o blog "Into the Gloss". Para isso, ela comprou uma câmera usada e o domínio do site por 750 dólares.
Entrevistas de autocuidado
Emily percebeu que os blogs estavam ganhando força na época, mas ainda não havia ninguém que cobrisse a área de cuidados com a pele. Ela sentia que faltava curadoria e contexto em relação a alguns produtos.
Weiss aproveitou sua influência na Vogue para conseguir entrevistas com algumas modelos. Aos domingos, ela ia até as casas delas e perguntava sobre suas rotinas de autocuidado. Entre as entrevistadas, estavam Kim Kardashian, Karlie Kloss, Jen Atkin, entre outras.
A dona do blog dedicava seus finais de semana e horas após o expediente para abastecer o blog com várias informações, dicas e fotos. Com o tempo, o blog começou a formar uma grande comunidade.
No início de 2011, o blog já contava com mais de 200.000 visitantes únicos mensais. Com o crescimento constante, em 2014, Emily decidiu fundar sua própria marca de beleza, chamada "Glossier", cujo diferencial sempre foi colocar a comunidade de leitores do blog à frente.
Comunicação Bidirecional;
Ela desenvolve novas fórmulas e produtos em parceria com os feedbacks e dicas de sua comunidade, valorizando as necessidades de seus consumidores. É ainda no "Into The Gloss" que surgem reviews exclusivos dos lançamentos e perguntas como: "O que vocês querem em um protetor solar?", que resultou em um produto que não é pegajoso e nem deixa a pele esbranquiçada.
Em 2015, a Glossier abriu um canal no Slack com 100 de seus principais clientes. A cada semana, eles trocam mais de 1.100 mensagens com esses clientes. Isso permite que a marca aproveite seu ciclo de retornos para fins de pesquisa e desenvolvimento. Na verdade, a Glossier desenvolveu o Milky Jelly Cleanser em completa colaboração com seus clientes.
Manter a autenticidade e a conexão com a comunidade enquanto expandia a produção e a distribuição exigiu uma gestão cuidadosa e uma atenção constante aos detalhes. Em janeiro de 2017, Emily Weiss escreveu em uma atualização no "Into the Gloss" que eles haviam vendido mais de um milhão de produtos Glossier.
Manter a autenticidade;
Atualmente, a marca continua com uma comunidade muito grande, fazendo uso do UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário). Porém, isso é história para outra hora.